Inteligência Artificial: A revolução nas compras de alimentos
A inteligência artificial (IA) está prestes a transformar radicalmente a maneira como os consumidores realizam suas compras de alimentos, oferecendo soluções inovadoras para automatizar e personalizar a experiência. De acordo com um estudo da PwC de 2025, a IA não apenas auxiliará na gestão de listas de compras, mas também antecipará desejos e otimizará decisões de consumo, marcando uma nova era para o varejo alimentar.
A ascensão da automação e personalização
Em razão da correria do dia a dia e a crescente busca por conveniência, torna a automação das compras de alimentos uma necessidade. Diante desse cenário, a IA surge como uma ferramenta para atender a essa necessidade. Ainda de acordo com a pesquisa da PwC, 40% dos consumidores esperam usar a IA para comparar preços até 2030. Além disso, um terço deles projeta que todas as suas decisões de compra sejam automatizadas.
Um agente de IA, como um chatbot com comandos de voz, poderá criar listas de compras personalizadas com base em solicitações de novos produtos, histórico de compras e até mesmo antecipar necessidades futuras, sugerindo itens a partir de hábitos de consumo, como vídeos de culinária assistidos. Assim, essa tecnologia será capaz de identificar padrões de gastos, preferências pessoais e limites orçamentários, resultando em compras autônomas e otimizadas por algoritmos de comparação de preços e avaliações de produtos. A necessidade de buscar promoções ou códigos de cupom será eliminada, pois a IA garantirá as melhores ofertas instantaneamente.
Casas inteligentes e a previsão de consumo
Em poucos anos, as casas inteligentes deverão se tornar tão onipresentes quanto os smartphones na década de 2010. A PwC prevê que, em cinco anos, a expressão “ir ao supermercado” poderá soar tão antiquada quanto “internet discada”. Uma das características mais notáveis dessa tecnologia é sua capacidade de prever o que os consumidores comprarão em seguida, analisando seus hábitos online. A IA poderá até mesmo sincronizar com dispositivos como smartwatches para criar listas de compras alinhadas a objetivos de bem-estar.
Desafios e expectativas dos consumidores
Entretanto, apesar do entusiasmo da pesquisa da PwC existem alguns obstáculos. Sendo assim, os entrevistados da Geração Z, em particular, expressaram preocupações com o controle das configurações, desejando aprovar todas as decisões de compra exigindo garantias de reembolso total. Ademais, preferem receber alertas para recibos de compras e insistem na automação apenas para categorias de itens pré-aprovadas. Outro fato curioso é que 32% dos entrevistados afirmaram que nunca permitiriam acesso financeiro total ao assistente de IA.
Objetivos futuros
Nos próximos cinco anos, o objetivo é desenvolver uma tecnologia avançada e fácil de usar. Dessa forma, a PwC conclui que “os consumidores não estão procurando recursos, estão procurando soluções e resultados. Os produtos não são mais unidimensionais. Eles são contextuais”.
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