ANVISA abre duas consultas públicas para revisão da rotulagem de alimentos

ANVISA abre duas consultas públicas para revisão da rotulagem de alimentos

ANVISA abre duas consultas públicas para revisão da rotulagem de alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 3 de novembro de 2025 duas Consultas Públicas (CP), que visam a revisão da regulamentação sobre a rotulagem de alimentos no Brasil. 

Desse modo a Consulta Pública nº 1.357 e a nº 1.358, ambas de 31 de outubro de 2025, estabelecem um prazo de 120 dias para que os interessados enviem comentários e sugestões sobre a rotulagem de alimentos.

Consulta Pública nº 1.357/2025 (Rotulagem Geral):

Esta consulta possui um caráter mais abrangente, focando na revisão da regulamentação sobre rotulagem geral de alimentos embalados. Desse modo, ela engloba temas cruciais como a rotulagem de alergênicos (Tema 3.23 da Agenda Regulatória 2024-2025) e a própria rotulagem geral (Tema 3.24). O objetivo é revisar as regras básicas de apresentação de informações ao consumidor, que vão além dos dados nutricionais.

A principais mudanças em relação à legislação atual:

  • Termos como Legibilidade, Painel Principal e Superfície Visível para Rotulagem ganham novas definições ou alterações.

 

Consulta Pública nº 1.358/2025 (Rotulagem Nutricional): 

Por outro lado, esta CP é mais específica, tratando exclusivamente da revisão da regulamentação sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados. O foco aqui é aprimorar a forma como as informações sobre nutrientes (como gorduras, açúcares e sódio) são apresentadas nas embalagens, correspondendo ao Tema 3.25 da Agenda Regulatória 2024-2025.

A principais mudanças em relação à legislação atual:

  • Revisão da definição de “Açúcares Adicionados”: Embora a declaração desse item já seja obrigatória na tabela nutricional, a proposta visa uma definição mais abrangente para evitar que a indústria utilize ingredientes substitutos que funcionam como açúcares, mas que não estavam explicitamente listados. A nova redação busca incluir de forma clara e detalhada diversos tipos de açúcares e derivados, como açúcar de cana, beterraba, mel, melaço, rapadura, caldo de cana, xaropes e outros.
  • Rotulagem Nutricional Frontal (Lupa): a proposta prevê a manutenção do símbolo de lupa para altos teores de Açúcar Adicionado, Gordura Saturada e Sódio.
  • Revisão nas definições de Alegações Nutricionais e Fibras Alimentares: buscando maior clareza. 

 

Ambas as consultas são coordenadas pela Gerência-Geral de Alimentos (GGALI) da ANVISA. Ademais, representam um esforço regulatório significativo para modernizar as regras de rotulagem, visando maior clareza e transparência para o consumidor brasileiro. Os interessados podem acessar os textos completos e enviar suas contribuições por meio dos canais eletrônicos da Agência.

Fonte da imagem: Freepik.

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.