Casos de intoxicação por Clostridium perfringens
Um surto de intoxicação alimentar ligado a um restaurante no País de Gales, o The Cwrt Henllys, resultou em 19 casos confirmados de infecção pela bactéria Clostridium perfringens. Com isso, embora relatos iniciais indicassem 52 pessoas doentes, a amostragem laboratorial confirmou a presença da bactéria em 19 pacientes que comeram no local no início de outubro.
Sobre o caso
A investigação, conduzida pelo Conselho Municipal do Condado de Torfaen, confirmou que o Clostridium perfringens foi a causa da intoxicação alimentar. Desse modo, esta bactéria é conhecida por desenvolver esporos que conseguem sobreviver ao cozimento e crescer rapidamente durante o resfriamento lento ou o armazenamento de alimentos sem refrigeração adequada.
Resposta do restaurante
O restaurante afirmou que, apesar dos resultados confirmarem a bactéria como causa, não houve um resultado positivo em amostras de alimentos coletadas em sua cozinha. Assim, o estabelecimento sugeriu investigar uma possível questão com um fornecedor, mencionando “preocupações relatadas sobre peru contaminado”. Ademais, o restaurante também destacou que não foi aconselhado a fechar e que não há risco adicional para o público.
Sintomas
Os sintomas da infecção por Clostridium perfringens geralmente surgem entre 6 a 24 horas após o consumo e incluem dor abdominal, cólicas estomacais e diarreia. A doença costuma durar cerca de 24 horas e raramente é fatal.
Fonte da imagem: Freepik.