Anvisa disponibiliza materiais de evento sobre monitoramento da regulação de alimentos no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), disponibilizou a gravação e os materiais do evento “Evidências para o monitoramento da regulação de alimentos no Brasil: contribuições para a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição”. Desse modo, o evento, realizado em 9 de outubro, teve como objetivo discutir os avanços e as evidências relacionadas ao monitoramento da regulação de alimentos. Sendo realizado como estratégia de apoio à implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
Destaques do evento
O encontro abordou temas cruciais para a vigilância sanitária e a saúde pública no Brasil, com foco em:
- Apresentação de um projeto para a organização de uma base de dados e a elaboração de um sistema nacional de monitoramento da rotulagem de alimentos.
- Caracterização dos rótulos de alimentos e bebidas utilizando a Classificação NOVA, que categoriza os alimentos de acordo com o nível de processamento industrial (de in natura a ultraprocessados).
- Apresentação dos resultados de estudos sobre a restrição do uso de gorduras trans industriais em alimentos, visando subsidiar a Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) da ANVISA sobre o tema.
Consulta pública sobre gorduras trans
Na ocasião, a ANVISA também informou sobre a abertura de uma consulta dirigida para coletar contribuições técnicas sobre o Plano de ARR das medidas que restringem o uso de gorduras trans industriais. Ademais, o objetivo é aprimorar o planejamento da avaliação dos efeitos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 632/2022, que trata da restrição.
A disponibilização dos materiais reforça o compromisso da ANVISA com a transparência e o uso de evidências científicas. Com o intuito de aprimorar a regulação de alimentos no país.
Para mais informações acesse o site da Anvisa.
Fonte da imagem: Freepik.