CS Beef Packers recolhe mais de 11 toneladas de carne moída por risco de E. coli
A CS Beef Packers LLC, localizada em Kuna, Idaho, anunciou o recolhimento de 22.912 libras de carne moída crua, o equivalente a mais de 11 toneladas, devido à possível contaminação por E. coli O145. A informação foi divulgada pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Os produtos foram fabricados em 14 de janeiro e distribuídos para estabelecimentos na Califórnia, Idaho e Oregon, com destino ao setor de serviços de alimentação.
Produtos incluídos no recolhimento
Estão envolvidos no recall:
- Caixas com oito embalagens de 4,5 kg de carne bovina moída grosseiramente 73L, código da caixa 18601, com data de validade ou congelamento até 02/04/2026 e horários entre 07h03 e 08h32
- Caixas com quatro embalagens de 4,5 kg de FIRE RIVER FARMS Classic Beef Fine Ground 73L, código 19583, validade até 02/04/2026 e mesmos horários de produção
- Caixas com quatro embalagens de 4,5 kg de FIRE RIVER FARMS Classic Beef Fine Ground 81L, código 19563, validade até 02/04/2026 e horários entre 07h03 e 08h32
Os produtos apresentam o número de estabelecimento EST. 630 dentro da marca de inspeção do USDA na parte externa das caixas e também nas embalagens individuais.
Como o problema foi identificado
A contaminação foi detectada durante testes realizados pelo FSIS em um cliente da cadeia de distribuição. As análises confirmaram a presença de E. coli O145.
Até o momento, não há relatos confirmados de doenças associadas ao consumo desses produtos.
Sintomas e riscos da infecção por E. coli
A infecção por E. coli pode causar cólicas abdominais intensas e diarreia, que muitas vezes apresenta sangue. Algumas pessoas também desenvolvem febre. A maioria dos pacientes se recupera em cinco a sete dias, mas parte dos casos pode evoluir para complicações graves.
Entre 5 por cento e 10 por cento das pessoas diagnosticadas podem desenvolver síndrome hemolítico urêmica, condição que pode levar à insuficiência renal. Os sintomas incluem redução da frequência urinária, fadiga intensa, palidez e pequenos sangramentos ou hematomas inexplicáveis. Crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido estão entre os grupos mais vulneráveis.
Consumidores que tenham adquirido os produtos recolhidos não devem utilizá-los. Caso apresentem sintomas após o consumo, devem procurar atendimento médico e informar a possível exposição à bactéria.
Imagem: Freepik