A atualização constante é apresentada como um diferencial competitivo para os profissionais que estão no mercado. Não são apenas os conhecimentos acadêmicos que garantem ao profissional o seu sucesso, mas o aprendizado permanente, principalmente nesta era de velocidade de informações.
A atualização de conhecimentos significa uma poderosa ferramenta para o profissional que deseja se manter ativo no mercado. O grande fluxo de informações que temos hoje é fruto da globalização que nos acompanha desde a década de 80.
O que antes demorava meses, anos ou até mesmo décadas para ser transmitido, nos chega a um simples clique do mouse.
Como não acompanhar esta evolução e aproveitar toda a melhoria que a mesma traz para nosso cotidiano?
A informação gera conhecimento e como consequência permite uma constante evolução no trabalho.
Com tantas transformações que ocorrem em todas as áreas, fruto de pesquisas e estudos, é impossível manter-se estático em sua profissão, ignorando os avanços e utilizando apenas os conteúdos acadêmicos adquiridos na universidade.
A cada minuto novas descobertas acontecem, e algumas tem inclusive criado discussões e polêmicas, outras chegam como soluções e existem ainda aquelas que nos permite criar uma nova visão das atividades em nosso trabalho.
Mas para que estas informações tenham resultados positivos em no dia a dia é necessário que as pessoas estejam abertas a recebê-las, e saibam separar as que são úteis daquelas que não acrescentam em nada.
Nesta percepção é importante que seja usado o bom senso para avaliar o real conteúdo do conhecimento que está sendo disponibilizado e qual o benefício que o mesmo pode trazer para você e/ ou para seus clientes, parceiros, colaboradores.
Apesar de sermos oriundos de um século marcado por inovações e tecnologias, temos uma significativa parcela de profissionais que não saem do casulo para buscar novos conhecimentos.
Acomodam-se em sua vida cotidiana e acreditam que está tudo bem. Não aceitam as mudanças que ocorrem e nem as novas tecnologias. Muito pelo contrário, criam barreiras e acham que tudo não passa de balela.
Talvez esta seja a explicação para o termo que tem sido amplamente utilizado nos últimos tempos, a empregabilidade.
A empregabilidade não significa apenas a capacidade de um profissional estar empregado, mas sim, a capacidade de um profissional estar atuante no mercado.
Não precisa ser funcionário de uma empresa para possuir os requisitos da empregabilidade. O profissional liberal também é alvo de análises de sua atividade, não de seu superior, já que ele trabalha por conta própria, mas de seus clientes que avaliam todas suas atitudes, desenvoltura, dinâmica e conhecimentos.
Potencializar a empregabilidade significa manter uma atualização constante, seja através de participações em cursos, congressos, seminários, palestras, leituras, estudos ou pesquisas.
Outro fator importante é o networking, que significa manter ativa sua rede de contatos profissionais, uma ótima ferramenta para isto são as redes sociais, que ultimamente estão substituindo os tradicionais currículos, longos e exaustivos, que só fazem cansar a vista de seu futuro empregador ou cliente.
Um bom networking permite que as pessoas certas conheçam suas habilidades e competências e que novas parcerias sejam firmadas.
A globalização facilitou a vida do profissional, mas ao mesmo tempo criou no mercado uma alta competitividade. Solução? Atualização constante e busca de novos conhecimentos.
Os mais preparados com certeza irão diferenciar-se da multidão. Cientes disto, muitos estão aproveitando as oportunidades e se qualificando para novos desafios.
Marcia Nana
Gestão & Marketing
Fonte: Administradores
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