Atualização: Fórmula infantil recolhida ainda é encontrada à venda
A empresa ByHeart Inc. confirmou a descoberta de Clostridium botulinum, a bactéria que causa o botulismo, em latas não abertas de sua fórmula infantil em pó. Com isso, a descoberta ocorre em meio a um surto de botulismo infantil que já resultou em 31 casos suspeitos ou confirmados em 15 estados, todos ligados à exposição à fórmula ByHeart Whole Nutrition.
Risco de Botulismo
O botulismo infantil é uma doença grave causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Os casos de doença começaram a ser registrados entre 9 de agosto e 13 de novembro de 2025. Com os bebês afetados variando de 17 a 200 dias de idade. Ademais, todos os 31 bebês foram hospitalizados, embora nenhuma morte tenha sido relatada até o momento.
Diante disso, a análise laboratorial de amostras retidas na fábrica da ByHeart identificou a presença da bactéria, que produz a toxina responsável pelo adoecimento dos bebês.
Produtos recolhidos ainda à venda
Apesar do recall de todos os produtos da ByHeart, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA relatou que a fórmula infantil recolhida continua sendo encontrada nas prateleiras de grandes varejistas em vários estados. Incluindo Walmart, Target e Kroger. Dessa forma, a permanência de produtos recolhidos nas lojas representa um risco contínuo para a saúde pública, especialmente para bebês. Assim, a FDA alerta que a detecção da bactéria na fórmula infantil é complexa e um resultado negativo não exclui a presença da bactéria no produto.
Além disso, a investigação também revelou que problemas na instalação de produção da ByHeart já haviam sido identificados em 2022, conforme uma carta de advertência da FDA enviada à empresa em agosto de 2023.
Fonte da imagem: Freepik.