Benefícios do FSSC 22000

A certificação para o FSSC 22000 demonstra um compromisso com a Segurança de Alimentos que oferece uma variedade de benefícios que terão impacto em diferentes partes de sua organização.

 

Benefícios da implementação do FSSC 22000:

  • Fornece uma metodologia sistemática para identificar e gerenciar eficazmente os riscos de segurança de alimentos
  • O modelo de certificação baseado na ISO pode ser usado em toda a cadeia de fornecimento de alimentos
  • Reconhecido pelo GFSI e pela Cooperação Européia para Credenciamento (EA)
  • Flexibilidade que lhe permite determinar como sua empresa atenderá aos requisitos do esquema para a estrutura e documentação de seu sistema de gestão de segurança de alimentos

 

Benefícios operacionais do FSSC 22000

  • Facilita o benchmarking interno e a gestão através de uma aplicação consistente em vários locais/internacionais
  • Promove a revisão e a melhoria contínua de seu sistema de gestão de segurança de alimentos

 

Benefícios organizacionais do FSSC 22000

  • Mostra seu compromisso com a segurança de alimentos, proporcionando confiança a seus clientes
  • Maior engajamento dos funcionários, maior conscientização dos riscos alimentares e promoção da segurança
  • Compromisso com a melhoria contínua do sistema de segurança de alimentos e seu desempenho

 

Realizável

O FSSC 22000 adota uma abordagem sistêmica baseada em risco, proporcionando às organizações um caminho claro para a obtenção da certificação. Muitas empresas de alimentos ao longo da cadeia de fornecimento procuraram e mantiveram a certificação para a ISO 22000, sendo a certificação para o esquema FSSC 22000 o próximo passo lógico para a certificação das melhores práticas de segurança de alimentos.  

 

Apoiado pelos clientes

Muitas organizações da indústria alimentícia apóiam o esquema FSSC 22000 como melhor prática da indústria para a segurança dos alimentos e buscam ativamente esta certificação GFSI como pré-requisito para seu processo de aprovação de fornecedores.

 

Apropriado

O esquema FSSC 22000 é desenvolvido pelas partes interessadas do setor, garantindo que ele forneça critérios de auditoria pragmáticos e relevantes enquanto atende às expectativas atuais da indústria alimentar global. Como o esquema é baseado em normas ISO específicas para alimentos que são revisadas regularmente, o esquema reflete princípios de gestão empresarial atualizados para ajudá-lo a atender as expectativas e necessidades dos clientes.

 

Custo efetivo

A certificação reconhecida e aceita pela indústria reduz a necessidade e as despesas de auditorias duplicadas. As auditorias são completadas por auditores locais treinados e aprovados pelo BSI para permitir que um padrão aceito internacionalmente seja auditado a taxas locais.

 

Fonte: BSI

Link: https://www.bsigroup.com/pt-BR/seguranca-de-alimentos-FSSC-22000/

Search

Artigos Relacionadas

Exemplos de APPCC para Carnes

Por: Keli Lima Neves Em todos os meus treinamentos sobre APPCC, sempre deixo claro que não há uma receita para construção do Sistema de APPCC.

Agenda ANVISA 2024-2025

Por: Keli Lima Neves Para você se preparar com os temas que serão trabalhados pela ANVISA em 2024 e que podem trazer alterações nas práticas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.