Fungo no trigo pode aumentar nutrientes essenciais no pão
Um estudo revelou que o fungo Rhizophagus irregularis, comum em solos agrícolas, pode aumentar a biodisponibilidade de nutrientes essenciais no trigo utilizado para fazer pão. Pesquisadores das Universidades de Melbourne, Adelaide e Austrália do Sul conduziram o estudo.
Assim, eles cultivaram oito variedades de trigo com e sem adição dos fungos, e duas condições de solo, com alto e com baixo teor de fósforo. Vale ressaltar que o fósforo é crucial para o crescimento das plantas, mas pode aumentar os níveis de fitato nos grãos, que dificulta a absorção de micronutrientes como ferro e zinco pelo organismo humano.
Com isso, os resultados mostraram que o trigo cultivado com o fungo apresentou maior biomassa e níveis mais elevados de zinco. Além disso, quando o fungo foi combinado com maior nível de fósforo no solo, não houve aumento nos níveis de fitato. Assim, resultando em maior biodisponibilidade de ferro e zinco.
Sendo assim, ao aumentar a biodisponibilidade de zinco e ferro, o uso do fungo Rhizophagus irregularis no cultivo do trigo representa uma estratégia sustentável de biofortificação, capaz de melhorar o valor nutricional do pão e contribuir para a prevenção de deficiências desses micronutrientes na dieta humana, especialmente em populações vulneráveis.
Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik.