Mais de 50 pessoas foram infectadas com Salmonella na Itália

Mais de 50 pessoas foram infectadas com Salmonella na Itália

Mais de 50 pessoas foram infectadas com Salmonella na Itália

As Autoridades de saúde da região da Emilia-Romagna informaram que o Departamento de Saúde Pública (DSP) recebeu casos suspeitos de doença transmitida por alimentos.

Dessa forma, a investigação epidemiológica revelou que a maioria dos indivíduos afetados havia consumido alimentos em estabelecimentos localizados na província de Reggio Emilia. Diante disso, embora a fonte alimentar específica da contaminação ainda seja desconhecida, os testes laboratoriais em amostras de pacientes já confirmaram que 19 pessoas foram infectadas por Salmonella. Ademais, os resultados dos testes para os demais pacientes, bem como para amostras de alimentos e do ambiente, ainda estão pendentes.

Casos anteriores
  • 2023-2025: Mais de 100 pessoas adoeceram na Itália com infecções por Salmonella Strathcona, com evidências apontando para pequenos tomates da Sicília como a fonte de contaminação.
  • 2024: Um surto de Salmonella Umbilo foi rastreado até produtos contaminados de Salerno, na Itália, resultando em mais de 200 pessoas doentes na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Itália, Suíça e Reino Unido.
Sobre a infecção por Salmonella

Salmonella é uma bactéria que pode contaminar alimentos sem alterar sua aparência, cheiro ou sabor. Com isso, os sintomas de infecção geralmente incluem diarreia, cólicas abdominais e febre, manifestando-se entre 12 a 72 horas após a ingestão do alimento contaminado. Embora adultos saudáveis geralmente se recuperem em quatro a sete dias, a doença pode ser mais grave em grupos de risco, podendo ser fatal.

 

Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik. 

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.