Por: Keli Lima Neves
Melões contaminados com Salmonella nos EUA e Canadá
Ao entrar no website do CDC, você pode verificar um resumo sempre atualizado da situação e todas as demais informações, desde o acompanhamento da investigação até as orientações do que os consumidores e comércio devem fazer. Informações completas e transparentes.
Resumo do CDC sobre o surto nos EUA
- Doentes: 117 pessoas
- Internações: 61 pessoas
- Morte: 2 pessoas
- Estados envolvidos: 34
O melão que está envolvido nos casos de contaminação foi importado do México para o Canadá e para os EUA.
No Canadá, assim como nos EUA você tem acesso a uma página oficial com todas as informações e orientações sobre o surto.
Melões contaminados com Salmonella nos EUA e Canadá
No Canadá, até 1º de dezembro, foram confirmados laboratorialmente 66 casos de Salmonella Soahanina. Infecções adicionais por Salmonella estão sob investigação e mais doenças associadas a este surto podem ser confirmadas. Indivíduos adoeceram entre meados de outubro e meados de novembro de 2023. Dezenove indivíduos foram hospitalizados. Uma morte foi relatada. A maioria dos indivíduos que adoeceram são crianças com 5 anos ou menos (39%) ou adultos com 65 anos ou mais (39%).
Através da investigação da CFIA, as cepas de surto de Salmonella que deixaram as pessoas doentes foram encontradas em amostras do melão das marcas Malichita e Rudy
De acordo com o CDC, nos Estados Unidos há provavelmente muito mais pessoas doentes do que a contagem registrada, porque as pessoas frequentemente não procuram cuidados médicos se os sintomas forem leves e a melhora acontecer rapidamente. Além disso, a menos que sejam realizados testes específicos, as infecções por Salmonella são frequentemente diagnosticadas erroneamente como outras doenças.
O Recall está sendo realizado em Melões inteiros Malichita e Rudy, Melões pré-cortados da marca Vinyard, Melão inteiro ALDI e produtos de frutas pré-cortados, Marca Frescor Garantida e melões pré-cortados da marca RaceTrac.
Sobre infecções por Salmonella
Alimentos contaminados com a bactéria Salmonella geralmente não parecem, cheiram ou têm sabor estragado.
Os sintomas da infecção por Salmonella podem imitar outras doenças, levando frequentemente a diagnósticos incorretos.
Tais sintomas podem incluir: diarreia, cólicas abdominais e febre dentro de 12 a 72 horas após a ingestão de alimentos contaminados. Os adultos saudáveis geralmente ficam doentes por quatro a sete dias. Em alguns casos, contudo, a diarreia pode ser tão grave que os pacientes necessitam de hospitalização.
Idosos, crianças, mulheres grávidas e pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves e condições graves, por vezes fatais.
Algumas pessoas são infectadas sem ficarem doentes ou apresentarem quaisquer sintomas. No entanto, eles ainda podem espalhar as infecções para outras pessoas.
O CDC informa que higienizar a casca do melão com água e sabão não é um tratamento adequado, pois a casca é porosa, assim, a recomendação para quem comprou era o descarte.
O FDA também acompanha o caso e traz todas as informações em uma página oficial onde é possível acompanhar a investigação e as orientações.