Metanol: O perigo invisível em bebidas adulteradas

Metanol: O perigo invisível em bebidas adulteradas

Metanol: O perigo invisível em bebidas adulteradas

O metanol, também conhecido como álcool metílico (CH3OH), é um composto orgânico da família dos álcoois, líquido à temperatura ambiente. Apesar de suas semelhanças com o etanol, o metanol é altamente tóxico para seres humanos, podendo causar danos severos à saúde e até a morte, mesmo em pequenas doses. Recentemente, casos de intoxicação e mortes na Grande São Paulo por consumo de bebidas adulteradas com metanol acenderam um alerta sobre os perigos dessa substância.

Metanol vs. etanol

Enquanto o etanol é seguro para consumo humano em quantidades moderadas, o metanol não pode ser adicionado a nenhuma bebida devido à sua toxicidade. No entanto, pode aparecer naturalmente em baixíssimas concentrações em algumas bebidas alcoólicas devido ao processo de fermentação de açúcares e pectinas, esses traços são regulados por limites máximos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Usos Industriais 

O metanol é um insumo vital na indústria química, servindo como matéria-prima para a síntese de produtos como adesivos, solventes, pisos e revestimentos. Sendo assim, sua produção em escala industrial ocorre predominantemente a partir do gás natural. Devido à sua toxicidade e potencial de adulteração de combustíveis (etanol e gasolina), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) impõe uma regulamentação rigorosa. Essa regulamentação exige o registro obrigatório para a movimentação e o armazenamento do metanol, visando proteger a saúde humana e a segurança pública.

Identificação de bebidas adulteradas

Bebidas alcoólicas adulteradas são aquelas que não cumprem os padrões legais do Mapa, tendo sua composição modificada indevidamente. Isso pode ocorrer pela adição, retirada, substituição ou modificação de ingredientes, o que pode enganar o consumidor ou colocar sua saúde em risco.  Com isso, para identificar bebidas adulteradas, o Procon-SP orienta a desconfiar de preços excessivamente baixos. Além disso, é crucial observar a apresentação das embalagens e o aspecto do produto. Sinais de adulteração incluem lacres ou tampas tortos, rótulos desalinhados ou desgastados, erros de ortografia, variações de logos, ou a ausência de informações essenciais como CNPJ, endereço do fabricante/distribuidor e número do lote.

Sintomas de intoxicação

Quando uma pessoa ingere metanol, o corpo tenta processar essa substância como se fosse álcool comum, mas acaba transformando-a em compostos extremamente tóxicos. Os sintomas iniciais parecem com os de uma embriaguez comum, mas evoluem rapidamente. Os principais sinais de alerta incluem:

  • Visão turva ou perda de visão (podendo levar à cegueira)
  • Dor de cabeça intensa
  • Náuseas e vômitos
  • Dores abdominais
  • Tontura

Em caso de suspeita do consumo de bebida adulterada e aparecimento de qualquer sintoma, é fundamental buscar atendimento médico imediato. A demora no diagnóstico e tratamento aumenta significativamente o risco de desfechos graves, incluindo o óbito.

Além de procurar socorro médico, a pessoa que suspeitar intoxicação deve contatar instituições especializadas para orientação, como:

  • Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
  • CIATox da sua cidade (Centro de Informação e Assistência Toxicológica)
  • Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733

É igualmente importante alertar e orientar outras pessoas que possam ter consumido a mesma bebida a procurar atendimento médico imediatamente.

 

Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik.

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.