Novas Normas ABNT

 

 

Novas normas ABNT de resiliência e segurança ajudam sua empresa em tempo de crises

Com a pandemia do COVID-19, é de consenso geral que uma nova ordem será implantada e somente os mais adaptados sobreviverão.

 

Sendo assim, para ajudar às organizações a superarem esta crise, a ABNT está atualizando e adotando novas normas relacionadas aos temas de Segurança e de Resiliência.

 

A resiliência organizacional é a capacidade de uma organização de absorver e adaptar-se em um ambiente em mudança para permitir que ela atinja seus objetivos, sobreviver e prosperar. Organizações mais resilientes podem antecipar e responder a ameaças e oportunidades, decorrentes de mudanças repentinas ou graduais em seu contexto interno e externo. O aumento da resiliência pode ser uma meta organizacional estratégica e é o resultado de boas práticas de negócios e do gerenciamento eficaz de riscos.

 

Sendo assim, as normas a serem atualizadas são as normas ISO 22301 e a 22313, Segurança e resiliência – Sistemas de gestão de continuidade de negócios – Requisitos e Segurança da sociedade – Sistemas de gestão de continuidade de negócios – Orientações, respectivamente.

 

A primeira, especifica os requisitos para planejar, estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão documentado para se proteger, reduzir a possibilidade de ocorrência, preparar-se, responder a e recuperar-se de incidentes de interrupção quando estes ocorrerem.

 

Enquanto que a segunda, fornece orientações com base em boas práticas internacionais para o planejamento, criação, implantação, operação, monitoramento, análise crítica, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão documentado, que permite que as organizações se preparem para responder e recuperar-se de incidentes de interrupção quando eles surgirem.

 

Com relação às normas a serem adotadas pelas ABNT, na realidade, se trata de normas ISO existentes na versão, em inglês, e agora, a ABNT irá fazer a tradução oficial, para português, tornando-as a 1ª edição das normas ABNT NBR ISO. As três novas normas a serem adotadas no Brasil são:

 

 

Segurança e resiliência – Gestão de emergência – Diretrizes para gestão de incidentes – ISO 22320/2018

 

A resiliência de uma organização é influenciada por uma interação única e combinação de fatores estratégicos e operacionais e, assim, esta norma tem o objetivo de fornecer diretrizes para a gestão de incidentes, incluindo: princípios que comunicam o valor e explicam o objetivo da gestão de incidentes; componentes básicos da gestão de incidentes, incluindo processo e estrutura, com foco em funções e responsabilidades, tarefas e da gestão recursos; e juntos através de direção e cooperação conjuntas. Este documento é aplicável a qualquer organização envolvida em responder a incidentes de qualquer tipo e escala. Este documento é aplicável a qualquer organização com uma estrutura organizacional, bem como a duas ou mais organizações que optam por trabalhar juntas enquanto continuam a usar sua própria estrutura organizacional ou a uma estrutura organizacional combinada.

 

 

Segurança da sociedade – Gestão de Emergências – Diretrizes para aviso público – ISO 22322/2015

 

A proteção de pessoas com relação aos riscos e perigos é uma parte importante da Preparação a Resposta Emergências (ver seção 8.2 da ISO 14001 e 45001). O aviso público permite que as organizações alertem suas partes interessadas relevantes e permite que as pessoas em risco tomem medidas de segurança para reduzir o impacto de incidentes. Um aviso público eficaz que consiste em alertas e notificações pode impedir reações de pânico e apoiar as organizações de emergência a otimizar suas respostas e mitigar o impacto.

 

Sendo assim, este documento fornece diretrizes para o desenvolvimento, gestão e implementação de avisos públicos antes, durante e após os incidentes. Este documento é aplicável a qualquer organização responsável pelo aviso público. É aplicável em todos os níveis, do local ao internacional. Antes de planejar e implementar o sistema de alerta público, são avaliados os riscos (ver ABNT NBR ISO 31001) e as consequências de possíveis perigos.

 

 

Segurança e resiliência – Resiliência organizacional – Princípios e atributos – ISO 22316/2017

 

Esta norma é genérica, não sendo específica para nenhum setor, fornecendo orientações para aumentar a resiliência organizacional para qualquer tamanho ou tipo de organização. Este documento não promove uniformidade na abordagem em todas as organizações, pois objetivos e iniciativas específicos são adaptados para atender às necessidades de cada organização e pode ser aplicado ao longo da vida de uma organização.

 

No post do dia 01 de abril de 2020, falamos sobre gerenciamento de crises e continuidade de negócios: duas normas ISO relacionadas.

 

Gestão de ativos – Sistemas de gestão – Diretrizes para a aplicação da ABNT NBR ISO 55001 – ABNT NBR ISO 55002:2020

 

Apesar de não estar diretamente ligada à Segurança ou à Resiliência, a Gestão de ativos compreende um conjunto coordenado de atividades voltadas para extrair valor dos ativos da empresa. Isso inclui o balanceamento de custos, oportunidades e riscos frente à performance que se espera desses ativos para que sejam alcançados os objetivos da organização.

 

 

 

 

 

Fonte: ECOCLASS

Link: https://bit.ly/3aTI0kd