Segurança dos alimentos – Fatos

Fatos de acordo com o Guia de orientações para o dia mundial da segurança dos alimentos

Por: Keli Lima Neves 

O Guia de orientações para o dia mundial da segurança dos alimentos, traz os seguintes fatos: 

  • Uma em cada dez pessoas em todo o mundo adoece por causa de alimentos contaminados a cada ano. Afeta todos os países.  
  • Mais de 200 doenças são causadas pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas como metais pesados.  
  • Crianças menores de 5 anos representam 9% da população, mas carregam 40% da carga de doenças transmitidas por alimentos.  
  • Os padrões de segurança dos alimentos protegem a vida de todos e os meios de subsistência de muitos. Eles estabelecem os critérios que os alimentos devem atender para proteger os consumidores e estabelecer a confiança no produto.  

 

  • A Comissão do Codex Alimentarius estabelece padrões alimentares internacionais há 60 anos.  

 

  • O Codex Alimentarius possui 236 normas,84 diretrizes, 56 códigos da prática, 126 níveis máximos de contaminantes em alimentos e mais de 10.000 padrões quantitativos, cobrindo níveis máximos de aditivos alimentares e limites máximos de resíduos de pesticidas e medicamentos veterinários em alimentos. (em fevereiro de 2023). 

 

  • Os microrganismos resistentes aos antimicrobianos podem ser transmitidos através da cadeia alimentar, através do contato direto entre animais e humanos  

ou através do meio ambiente. A cada ano, cerca de 5 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido a infecções por microrganismos resistentes a antimicrobianos.  

 

  • Microbiana, química ou física, a contaminação dos alimentos pode ser reduzida ou minimizados através da implementação de normas de segurança alimentar. 

 

  • Desde 2016, o Codex Trust Fund,um programa conjunto da FAO e da OMS para aumentar a participação no Codex, apoiou 50 países em desenvolvimento e com economia em transição no fortalecimento de suas instituições para participar mais efetivamente do trabalho do Codex.  
  • Alimentos seguros e nutritivos beneficiam o crescimento e o desenvolvimento infantil, melhorando o potencial intelectual e físico, além de aumentar o desempenho escolar e a produtividade no trabalho na vida adulta.  
  • A segurança dos alimentos é afetada pela saúde dos animais, das plantas e do ambiente em que são produzidos. A adoção de uma abordagem de saúde holística para a segurança dos alimentos proporcionará um melhor sistema de segurança alimentar.  

segurança alimentar contribui para o alcance de vários dos ODS e é uma área verdadeiramente transversal.  

Aqui no SEMEAR temos um espaço para você dividir suas histórias! Você já passou por alguma situação após consumir determinado alimento? Conte como foi!!

 
 
Search

Artigos Relacionadas

Exemplos de APPCC para Carnes

Por: Keli Lima Neves Em todos os meus treinamentos sobre APPCC, sempre deixo claro que não há uma receita para construção do Sistema de APPCC.

Agenda ANVISA 2024-2025

Por: Keli Lima Neves Para você se preparar com os temas que serão trabalhados pela ANVISA em 2024 e que podem trazer alterações nas práticas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.