Uma análise sobre o Ciclo PDCA como um método para solução de problemas da qualidade

Augusto V. M. da Fonseca (Depto. de Engenharia de Produção, EPUSP) augusto.fonseca@poli.usp.br

Dario Ikuo Miyake (Depto. de Engenharia de Produção, EPUSP) dariomiy@usp.br

Resumo

O uso do PDCA costuma propiciar resultados substanciais nas empresas. Mas, é preciso verificar em que consiste este método e se há alternativas a ele. Para tal, são analisados conceitos subjacentes, como: conhecimento, solução de problemas, metodologia, método e técnica. Estes conceitos são considerados sob a ótica da gestão da qualidade. Este artigo tem o objetivo de prover subsídios para uma fundamentação teórica e uma estrutura de interligação envolvendo diferentes conceitos que podem ser relacionados ao PDCA. Palavras-chave: PDCA; Métodos; Solução de problemas.

1 – Introdução

Uma organização (empresa) precisa buscar atingir seus objetivos e metas, visando melhorar seu desempenho no mundo globalizado e cada vez mais competitivo e turbulento. Para tal, ela deve se adaptar às várias mudanças de mercado, o que acaba por exigir novas abordagens no seu sistema de gestão. Procedimentos que consistem em fontes de sucessos na prática das empresas precisam ser investigados para que possam ser melhor entendidos. E assim, serem aperfeiçoados para que a difusão de sua correta aplicação na organização possa trazer melhores resultados.

Um dos procedimentos mais bem conhecidos na gestão da qualidade total (TQM), é o uso do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action). O PDCA, ou métodos congêneres como o DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control) que fundamenta projetos de melhoria segundo a abordagem Seis Sigma, são adotados por inúmeras empresas gerando consideráveis efeitos positivos. Entretanto, de modo a se obter resultados mais expressivos, este método deve ser entendido de uma maneira mais aprofundada, ou mesmo que se busque alternativas a ele.

Para o atendimento destas proposições, ao invés de apenas buscar aperfeiçoamentos na seqüência de passos pré-estabelecidos, é importante rever conceitos subjacentes ao PDCA, como o conhecimento, a solução de problemas, a metodologia, os métodos e as técnicas.

Clique aqui e leia o artigo completo.

Fonte: ENEGEP

Link: https://bit.ly/2KMozwx