Surto de Salmonella associado à tomates
Autoridades de saúde da Espanha investigam um surto de Salmonella que deixou cerca de 500 pessoas doentes, com 14 hospitalizações confirmadas. Análises realizadas identificaram a presença de Salmonella em tostadas com tomate, nos próprios tomates fornecidos e nos utensílios usados para preparar e espalhar o alimento. Dessa forma, as autoridades identificaram os casos da doença uma semana após a realização da Feira de Vinhos de Somontano, que atraiu milhares de visitantes no início de agosto.
Diante disso, foram levantados os alimentos consumidos e as barracas envolvidas. A maioria dos doentes esteve na feira e as investigações iniciais apontaram cinco estabelecimentos e diversos produtos considerados de maior risco de contaminação. As autoridades exigiram que os responsáveis limpassem e desinfetassem os locais, os tomates e os utensílios de cozinha que apresentaram resultado positivo para o microrganismo
Este surto de Salmonella associado à tomates é mais um caso que reforça a importância da segurança dos alimentos em todas as etapas, destacando a necessidade de boas práticas para proteger a saúde dos consumidores e prevenir intoxicações alimentares.
Fonte da notícia.
Fonte da imagem: Freepik.