Operação conjunta do MAPA e Sedcon-RJ para combater fraudes em azeites de oliva
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Sedcon-RJ), realizaram uma ação para combater fraudes em azeites de oliva oferecidos em restaurantes e praças de alimentação. Dessa forma, a fiscalização foi conduzida pelo Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) e pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA/RS). Ademais, teve como objetivo avaliar a qualidade e identidade dos produtos fornecidos diretamente para o consumidor.
Práticas frequentes
Entre as práticas mais frequentes está a reutilização de garrafas como refil, com isso, o rótulo presente na garrafa não corresponde ao conteúdo (exemplo: extravirgem substituído por óleo de menor qualidade). Essa prática representa risco ao consumidor, que pode estar ingerindo produtos de procedência duvidosa e segurança comprometida.
Além da fiscalização: caráter educativo
Além disso, a fiscalização teve caráter educativo. Com o intuito de conscientizar consumidores e proprietários de restaurantes sobre a importância da correta rotulagem e identidade do produto. A ação também incluiu a capacitação de equipes de fiscalização. Diante disso, as amostras que foram coletadas serão analisadas pelo LFDA/RS juntamente com a Embrapa e os resultados devem sair em outubro.
Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik.