Pesquisa mostra preocupação com segurança dos alimentos na Índia

Pesquisa mostra preocupação com segurança dos alimentos na Índia

Pesquisa mostra preocupação com segurança dos alimentos na Índia

Foi realizada uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC) entre os meses de janeiro e fevereiro que contou com mais de mil participantes da Índia. Assim, foi constatado que 84% dos consumidores estavam extremamente ou muito preocupados com a segurança dos alimentos. 

Diante disso, as preocupações com a segurança dos alimentos, valor nutricional, processamento de alimentos e uso de pesticidas superaram as considerações de custo. Dessa forma, mais de três quartos dos participantes estavam preocupados com o uso de pesticidas e mais da metade com a rastreabilidade dos alimentos.
A PwC sugere que as marcas devem responder com transparência através de rotulagem clara, certificações credíveis e comunicação eficaz dos benefícios dos seus produtos. Com isso, empresas estão atualizando suas embalagens com códigos QR que fornecem acesso a relatórios de laboratórios de testes, mostrando que os produtos estão livres de pesticidas.
Além disso, quase dois terços dos entrevistados se mostraram preocupados com os custos dos alimentos e em razão disso adaptaram seus hábitos a fim de economizar. Ademais, ainda segundo a PwC os consumidores estão priorizando nutrição, acessibilidade e sustentabilidade, adotando produtos locais, plataformas digitais de supermercado e tecnologias de bem-estar.

Em agosto, a Food Safety and Standards Authority of India (FSSAI) solicitou que as empresas de alimentos exibissem seu certificado de licença/registro FSSAI com o código QR do aplicativo Food Safety Connect em área visíveis aos clientes. Desse modo, com esse aplicativo é possível que os consumidores registrem reclamações sobre segurança e higiene dos alimentos. Além disso, é possível denunciar alegações enganosas sobre produtos além de acessar informações sobre iniciativas e alertas de segurança dos alimentos da FSSAI.

Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik.

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.