Surto de Salmonella ligado a suplemento alimentar nos EUA

Surto de Salmonella ligado a suplemento alimentar nos EUA

Surto de Salmonella ligado a suplemento alimentar nos EUA

Um surto de infecções por Salmonella Typhimurium foi rastreado e associado ao consumo do suplemento alimentar em pó Super Greens da marca Live it Up. Diante disso, a investigação, conduzida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, confirmou 45 pacientes em 21 estados, com 12 hospitalizações registradas.

Detalhes 

Os casos de doença foram notificados com datas de início variando entre 22 de agosto e 30 de dezembro de 2025. Desse modo, o CDC estima que o número real de pessoas doentes seja significativamente maior, uma vez que muitos casos de infecção por Salmonella não são diagnosticados ou reportados. A Superfoods Inc. fabrica o suplemento e o comercializa principalmente online, em plataformas como Walmart, Amazon e eBay. Com base nas informações epidemiológicas e nos esforços de rastreamento, autoridades de saúde determinaram que o produto Live it Up Super Greens é a fonte do surto.

Recall e risco de consumo contínuo

Em resposta à contaminação, a empresa iniciou um recall de todos os sabores do produto com datas de validade entre agosto de 2026 e janeiro de 2028. Todavia, há uma preocupação expressa pelas autoridades de que os consumidores ainda possam ter o produto em casa devido ao seu longo prazo de validade. A FDA está conduzindo uma investigação de rastreabilidade para identificar a origem exata da contaminação e trabalha com autoridades de saúde estaduais para coletar amostras de produtos suspeitos, indicando que outros recalls podem ocorrer.

Sobre a Salmonella

A Salmonella é uma bactéria que, ao contaminar alimentos, não altera seu cheiro, sabor ou aparência. Ademais, os sintomas da infecção (salmonelose) geralmente incluem diarreia, cólicas abdominais e febre, manifestando-se de 12 a 72 horas após a ingestão do alimento contaminado. Embora adultos saudáveis se recuperem em cerca de quatro a sete dias, a infecção é particularmente perigosa para bebês, crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. Sendo assim, no caso desses grupos ocorre maior risco de desenvolver doenças graves e potencialmente fatais.

Portanto, autoridades de saúde recomendam que qualquer pessoa que tenha consumido o suplemento e apresente sintomas procure atendimento médico.

Fonte da notícia.

Fonte da imagem: Food Safety News.

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.