Os sucos naturais, feitos na hora e sem aditivos, são a opção mais saudável devido às vitaminas e fibras das frutas. Contudo, quando não é possível consumir sucos frescos, surge a dúvida entre usar açúcar ou adoçantes.
Os “sucos de caixinha” frequentemente são criticados pelo alto teor de açúcar, e algumas comparações errôneas com refrigerantes podem levar a percepções equivocadas. Para reduzir calorias e açúcares, muitos optam por adoçantes, que são também utilizados pela indústria para manter o sabor doce com menos calorias.
A questão é: o que é mais prejudicial à saúde, açúcar ou adoçante? O açúcar, quando consumido em excesso, pode levar a problemas como diabetes e ganho de peso, enquanto adoçantes, embora menos calóricos, devem ser usados com moderação, pois o consumo excessivo pode ter efeitos adversos.
De acordo com a legislação brasileira, tanto o açúcar quanto os adoçantes são permitidos em bebidas. No entanto, o consumo de qualquer um deve ser equilibrado e considerado em termos de valor nutricional e prazer.
O importante é buscar um equilíbrio e reeducar o paladar para apreciar o sabor natural dos alimentos, reduzindo gradualmente o consumo de açúcar e adoçantes para uma dieta mais saudável.