Fonte: DB Diagnósticos
Alergias são reações exageradas do sistema imunológico a substâncias que, para a maioria das pessoas, não causam sintomas. Os principais sintomas das doenças alérgicas são:
- Espirros;
- Coriza;
- Obstrução nasal;
- Tosse;
- Irritação na garganta;
- Gota pós-nasal (muco escorrendo na parte posterior da garganta)
Quando as alergias aparecem?
Não existe idade determinada para que uma alergia apareça e desenvolva-se. Ao ingerir o alérgeno (como é chamada a proteína que desencadeia a reação alérgica), o organismo protege-se e aciona a liberação de químicos inflamatórios mediados por imunoglobulinas de classe E(IgE). A intensidade dos sintomas varia conforme a suscetibilidade de cada pessoa e a quantidade de alérgeno ingerida.
Leia mais sobre “Alergia alimentar ou intolerância? Quais as diferenças?“ no Blog Semear.
Como é feito o diagnóstico?
Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito com base nos sintomas e no histórico do paciente. Para que se possa identificar os potenciais causadores das reações alérgicas, são necessários testes cutâneos e exames laboratoriais com dosagens de IgEs específicas.
Alergia alimentar
Na maioria dos casos os sintomas de alergia alimentar são leves e passam após algumas horas após o uso do medicamento recomendado pelo médico. No entanto, quando a reação do organismo é muito grave, os sintomas podem colocar a vida em risco, já que pode haver sensação de falta de ar e dificuldade para respirar, sendo fundamental que o médico seja consultado. Dessa forma, é importante que seja identificado o alimento responsável pela alergia para que o seu consumo possa ser evitado e, assim, diminuir o risco de complicações. Porém, caso se tenha contato com o alimento causador da alergia, o médico pode indicar o uso de anti-histamínicos para aliviar os sintomas e desconforto.
Qual a diferença entre: alergia, sensibilidade e intolerância?
Fonte: DB Diagnósticos
Os alimentos que causam mais alergias
Fonte: DB Diagnósticos