Alimentos alérgenos: entenda o que são

Alergias: entenda um pouco mais

Fonte: DB Diagnósticos

Alergias são reações exageradas do sistema imunológico a substâncias que, para a maioria das pessoas, não causam sintomas. Os principais sintomas das doenças alérgicas são:

  • Espirros;
  • Coriza;
  • Obstrução nasal;
  • Tosse;
  • Irritação na garganta;
  • Gota pós-nasal (muco escorrendo na parte posterior da garganta)

Quando as alergias aparecem?

Não existe idade determinada para que uma alergia apareça e desenvolva-se. Ao ingerir o alérgeno (como é chamada a proteína que desencadeia a reação alérgica), o organismo protege-se e aciona a liberação de químicos inflamatórios mediados por imunoglobulinas de classe E(IgE). A intensidade dos sintomas varia conforme a suscetibilidade de cada pessoa e a quantidade de alérgeno ingerida.

Como é feito o diagnóstico?

Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito com base nos sintomas e no histórico do paciente. Para que se possa identificar os potenciais causadores das reações alérgicas, são necessários testes cutâneos e exames laboratoriais com dosagens de IgEs específicas.

Alergia alimentar

Na maioria dos casos os sintomas de alergia alimentar são leves e passam após algumas horas após o uso do medicamento recomendado pelo médico. No entanto, quando a reação do organismo é muito grave, os sintomas podem colocar a vida em risco, já que pode haver sensação de falta de ar e dificuldade para respirar, sendo fundamental que o médico seja consultado. Dessa forma, é importante que seja identificado o alimento responsável pela alergia para que o seu consumo possa ser evitado e, assim, diminuir o risco de complicações. Porém, caso se tenha contato com o alimento causador da alergia, o médico pode indicar o uso de anti-histamínicos para aliviar os sintomas e desconforto.

Qual a diferença entre: alergia, sensibilidade e intolerância?

Os alimentos que causam mais alergias

Search

Artigos Relacionadas

Exemplos de APPCC para Carnes

Por: Keli Lima Neves Em todos os meus treinamentos sobre APPCC, sempre deixo claro que não há uma receita para construção do Sistema de APPCC.

Agenda ANVISA 2024-2025

Por: Keli Lima Neves Para você se preparar com os temas que serão trabalhados pela ANVISA em 2024 e que podem trazer alterações nas práticas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.