A sustentabilidade tem sido pauta de muitos debates na nossa sociedade. Afinal, os impactos da atividade humana, principalmente a industrial, sobre a natureza já provocaram danos profundos e, se nada for feito, pode agravar ainda mais a qualidade de vida nas grandes cidades.
Por isso, é primordial que as empresas adotem uma postura proativa e estejam preparadas para minimizar os prejuízos decorrentes dos seus processos sobre a natureza.
A preocupação socioambiental deve ser um guia para qualquer empreendimento e algumas empresas já são exemplos de sustentabilidade. Por isso, neste post faremos um estudo das características das principais empresas sustentáveis e das suas práticas. Assim, você, empreendedor, conseguirá absorver boas ideias e implementá-las ao seu negócio. Vamos lá?
Qual é o conceito de sustentabilidade?
Ser sustentável é muito mais do que somente ter preocupação com os impactos ao meio ambiente. É estruturar os processos produtivos de forma harmônica, nos quais o desenvolvimento e a proteção aos recursos naturais sejam condutas empresariais.
Trabalhar de forma que não prejudique o ambiente é o novo desafio das empresas do século XXI. O conceito de sustentabilidade é bastante amplo e envolve diversos fatores. De forma resumida, concentra-se no fato de desempenhar um conjunto de ideias e atividades voltadas à preservação de recursos naturais. Ou seja, tenta conciliar duas atividades antagônicas: produzir e degradar.
Ao longo da história, diversos acontecimento demonstraram como a produção irresponsável pode gerar danos irreversíveis à natureza e à sociedade em geral. A Revolução Industrial, por exemplo, gerou problemas ambientais catastróficos chamou a atenção de todos para a necessidade de aliar a produção com a preservação dos recursos naturais.
Quais são as empresas mais sustentáveis do Brasil?
Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o que é a sustentabilidade, confira a lista de algumas das principais empresas sustentáveis do Brasil. Com isso, será possível aprender um pouco mais sobre as melhores práticas desses negócios e analisar algumas estratégias que podem ser aplicadas ao seu empreendimento.
1.Natura Cosméticos
Um dos grandes cases nacionais de empresas sustentáveis é a Natura. Ela é reconhecida por ser uma fabricante de produtos de beleza com grande preocupação socioambiental. Além disso, conseguiu repassar uma percepção de valor aos seus clientes de como a proteção à natureza é importante e como as riquezas naturais das florestas podem contribuir para a produção cosméticos excelentes de forma sustentável.
Para isso, a marca utiliza boas estratégias de marketing e projetos colaborativos com comunidades tradicionais. A Natura desenvolve parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e o manejo controlado de algumas das riquezas naturais do país: castanha do pará, erva doce, dentre outros.
Com essas estratégias, a empresa consegue gerar uma boa renda para os agricultores e preserva a natureza com a adoção de práticas conservacionistas. Dessa forma, a Natura revela que para crescer e criar novos produtos é possível estar em harmonia com a natureza, além de gerar um maior engajamento dos seus clientes e respeito pela marca. Um verdadeiro processo de branding utilizando os conceitos de sustentabilidade como estratégia.
2.Unilever
A Unilever é uma multinacional anglo-holandesa que possui diversos produtos e marcas bastante conhecidos pelos clientes no país. Ela é uma das líderes mundiais quando o assunto é empresas sustentáveis.
Com a definição de focos e metas a serem seguidas, essa gigante mundial conseguiu conciliar práticas conservacionistas com os recursos naturais sem prejudicar o crescimento comercial. Ela definiu grandes objetivos no seu Plano Anual de Sustentabilidade. Como um dos exemplos é ajudar, até 2020, mais de um bilhão de pessoas a tomarem iniciativas para melhorar a sua saúde e bem-estar.
Além disso, há um grande enfoque na redução dos gases do efeito estufa gerados pela produção das suas fábricas e nos processos produtivos.
3. Nestlé
A Nestlé é uma gigante suíça especializada na produção de alimentos. Suas marcas são reconhecidas nos mais diversos países, além de serem sinônimos de responsabilidade socioambiental. Para conquistar selos de empresa sustentável, ela teve que modificar alguns dos seus processos produtivos.
O uso de fontes renováveis de energia e neutralização de carbono são algumas das principais práticas implementadas pela Nestléno Brasil e no mundo.
4. Valeo
A Valeo é uma multinacional francesa especializada na produção de peças e acessórios automotivos. Notadamente, é reconhecida por investir em novos materiais tecnológicos e que reduzem a exploração de fontes naturais.
Com isso, a empresa produz acessórios mais eficientes, seguros e com menos impacto ambiental. Além disso, a Valeo também se concentra na procura da eficiência produtiva, melhorando os processos fabris. Assim, consegue produzir com mais qualidade.
5. Samsung
A Samsung é conhecida pelos seus smartphones e pela utilização massiva da tecnologia nos seus produtos. É uma fabricante da Coreia do Sul que procura criar valores sociais e gerar impacto sobre os seus clientes, funcionários e fornecedores.
Com projetos de reciclagem, uso de novos materiais e energia renovável. Além disso, os valores sociais também são muito importantes para essa multinacional, com enfoque em projetos de educação e inclusão social.
Outra característica importantíssima de como há a preocupação pela sustentabilidade é por meio de programas de gestão sustentável. A Samsung possui projetos internos para administrar todos os passos do seu processo produtivos. Com isso, muitos materiais são reaproveitados e o descarte feito de maneira correta.
A Samsung é um case de sucesso sobre como é possível ter um crescimento produtivo com respeito aos recursos naturais. Isso também gera uma fidelização dos clientes, já que a responsabilidade socioambiental é uma preocupação cada vez mais crescente nas pessoas que desejam adquirir algum produto.
As empresas sustentáveis demonstram como é possível crescer, produzir e vender cada vez mais respeitando os recursos naturais. Afinal, a Terra possui recursos finitos e a utilização moderada e adequada das riquezas ambientais é imprescindível para a continuidade harmônica das relações entre os seres vivos.
É preciso procurar sempre maximizar as potencialidades do seu negócio, mas preservando a natureza. Além disso, procure engajar seus clientes sobre as suas atitudes empresariais e os envolva no mesmo propósito.
Agora que você conhece as melhores práticas de algumas da maiores empresas sustentáveis do mundo, quem tal compartilhas essas ideias com seus amigos nas redes sociais?
Fonte: Comércio em Ação
Link: https://bityli.com/nkAqC