Por: Luísa Resende e Juliana Farias Salomão
Cultura de segurança dos alimentos
O que o GFSI diz sobre a cultura de segurança dos alimentos?
5.5. Incentivos, Recompensas e Reconhecimento
Recompensas, quando combinadas com programas de reconhecimento justos e transparentes, podem ajudar a gerência a orientar os comportamentos de Segurança de Alimentos desejados. Tais programas devem ser projetados para acomodar diferenças culturais dentro da organização.
Responsabilização e conformidade claras promovem comprometimento, empoderamento e senso de propriedade. As empresas podem usar vários incentivos e obstáculos para obter conformidade consistente, incluindo: feedback positivo e negativo, compartilhar as melhores práticas demonstradas e aprender com as falhas, por exemplo.
Estabelecer programas de reconhecimento como: prêmios individuais e de equipe, reconhecimento do corporativo, pelos pares e auto-reconhecimento, compensação monetária e de tempo, elogios, incentivos para relatar falhas e quase acidentes. E também promoção e rebaixamento.
Contribuição SEMEAR sobre Incentivos, Recompensas e Reconhecimento
Com o objetivo de auxiliar no sistema de recompensas, reconhecimento e incentivos complementamos na sequência algumas informações que poderão ajudar na sua avaliação do cenário atual e das necessidades de melhoria dentro da organização para garantir que programas de reconhecimento e recompensas possam contribuir de forma apropriada em prol da Segurança de Alimentos.
Definição do tema da cultura de segurança dos alimentos
Sistemas de recompensa, reconhecimento e incentivos podem ser definidos como um conjunto de ações de natureza material e imaterial, oferecidas como contrapartida à prestação de serviços pelo colaborador e com intenção de reforçar sua motivação e produtividade. Logo, busca alinhar comportamentos, fortalecer e manter uma cultura positiva e madura de Segurança de Alimentos. O GFSI destaca que os programas de recompensas devem ser criados de forma justa, transparente e positiva para que não sejam instrumentos de manipulação dos indivíduos ou suborno em favor da parte que detém o poder.
Muitas vezes fazemos uso dos termos recompensas e reconhecimento como se tivesse o mesmo significado, o que é equivocado. Vejamos a diferença:
- A recompensa é transacional e racional, voltada para o resultado
- O reconhecimento é pessoal e emocional, focado no comportamento
- A recompensa atrai e o reconhecimento mantém
Recompensas financeiras são adotadas para suportar estratégias competitivas tais como inovação, qualidade, foco no cliente, capacidade de assumir riscos, criatividade, flexibilidade, premiar eficiência e objetivos de curto prazo. Ao passo que reconhecimento são adotadas para melhoria das habilidades, conhecimento, auto-estima e competência das pessoas, atuando fortemente em sua motivação intrínseca. Tais afirmações concluem que programas de reconhecimento reforçam valores organizacionais e que recompensas financeiras estão associadas à satisfação de fatores higiênicos.
De forma prática, trazemos no quadro abaixo exemplos de recompensas e reconhecimentos sob a perspectiva individual ou de equipe.
Na pesquisa realizada na tese de Isabela Cristina de Moraes[1] ao ser questionado:
- Quando você ou sua equipe tem uma atitude positiva em relação à segurança dos alimentos há um prêmio? 67% dos entrevistados responderam que sim.
- Quando ocorre alguma atitude negativa existe um sistema de punição? 88% das pessoas responderam que sim. Constatou-se que a punição não ocorria nos níveis de liderança e era bastante severa entre os funcionários, algumas vezes resultando em demissão.
Vale também ressaltar que de acordo com um estudo sobre o comportamento humano feito pela Gallup, descobriram que dar um feedback positivo é uma abordagem muito mais eficaz do que uma fixação nas fraquezas. Essa pesquisa também descobriu que em equipes de alto desempenho a proporção de feedback positivo e negativo é de cerca de 6 para 1.
Pelo que foi visto, é importante investir tempo e esforços para criar programas de recompensa, reconhecimento e incentivos que geram engajamento dos colaboradores na promoção e manutenção de uma cultura positiva de segurança de alimentos dentro das organizações.
Saiba mais sobre a primeira dimensão da cultura de segurança de alimentos: Estrutura organizacional, valores e propósitos