ESG – Por que essa sigla é tão importante?

Por: Keli Lima Neves

A abordagem ESG (Environmental, Social and Governance) está ganhando cada vez mais destaque nas discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

Essa abordagem tem como objetivo orientar empresas e investidores a considerar não apenas os aspectos financeiros, mas também os aspectos ambientais, sociais e de governança em suas operações e investimentos.

As empresas que adotam práticas ESG buscam minimizar os impactos negativos de suas operações no meio ambiente, bem como promover ações que contribuam para a melhoria da sociedade em geral.

Além disso, as empresas com boas práticas de governança corporativa tendem a ter uma gestão mais eficiente, ética e transparente, o que pode aumentar a confiança dos investidores, consumidores e outros stakeholders.

Cada vez mais investidores e consumidores estão buscando empresas que adotam práticas ESG, o que pode ter um impacto positivo no desempenho financeiro e reputação das empresas.

Muitos governos e reguladores estão promovendo iniciativas relacionadas ao ESG, como incentivos fiscais e regulamentações ambientais, o que pode afetar diretamente a operação das empresas.

A sua empresa se preocupa com os princípios do ESG?

Por essas razões a sigla ESG se tornou tão importante para as empresas nos dias de hoje.

As empresas que adotam práticas ESG podem obter diversos benefícios, incluindo uma reputação positiva, aumento da eficiência e redução de riscos financeiros e operacionais.

Fonte da Imagem: Canva

O ESG nas industrias de alimentos.

Além disso, o principal, elas contribuem para a construção de um mundo mais sustentável e justo para todos e servem de exemplos para as demais.

Mas será que o ESG deve ser uma preocupação do profissional de Food Safety? O que você acha?

Os principais temas de ESG para 2023.

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.