Iniciativa para Modernizar a Inspeção Sanitária em Abatedouros de Frango de Corte
A Embrapa Suínos e Aves publicou um documento técnico sobre a aplicação de inspeção baseada em risco na cadeia produtiva de aves do Brasil.
A iniciativa surgiu em resposta a uma demanda do Ministério da Agricultura e Pecuária em 2014, com o objetivo de revisar e modernizar os procedimentos de inspeção ante mortem e post mortem em abatedouros de frangos.
O projeto contou com a colaboração de diversas instituições acadêmicas e entidades de inspeção e resultou em uma publicação com 27 capítulos, que servirá como base para futuras fases da pesquisa.
Esse documento técnico propõe a modernização do processo de inspeção sanitária em abatedouros de frangos de corte no Brasil.
A proposta, elaborada com a participação de diversas entidades, sugere o uso de tecnologias mais avançadas para otimizar o controle de qualidade, aumentar a eficiência e melhorar a segurança dos alimentos.
A iniciativa visa atender aos padrões internacionais e fortalecer a competitividade do setor, garantindo maior sustentabilidade e conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).