Leite no café da manhã ajuda a emagrecer

As proteínas e o cálcio são dois grandes aliados para controlar a fome e reduzir a gordura abdominal.

O café da manhã é uma refeição crucial no nosso dia, porque quebra o jejum da noite e nos fornece os nutrientes necessários para recobrar a energia. E, se for reforçado com proteínas, vira também um aliado de quem está querendo perder alguns quilinhos.

Isso acontece porque as proteínas — presentes em alimentos como o leite, o iogurte, o queijo e o peito de peru — nos ajudam a emagrecer, aponta a SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição). “Diversas pesquisas têm mostrado a importância das proteínas para controlar o peso. Um fator importante para isso é que, depois de ingerirmos proteínas, nosso organismo recebe um estímulo para liberar hormônios que aumentam a saciedade, controlando a fome”, esclarece a entidade, no estudo “Alimentação Variada e o Papel do Café da Manhã”. Além disso, as proteínas ajudam a construir tecido muscular, o que aumenta o ritmo do nosso metabolismo e o gasto de energia.

Segundo a SBAN, uma pesquisa realizada com 50 adultos com sobrepeso e obesidade durante um ano mostrou que aqueles que tiveram uma dieta mais rica em proteína perderam 10% mais peso do que os que consumiram uma quantidade moderada desse nutriente. O maior consumo de proteínas também foi relacionado à maior probabilidade de manter a perda de peso ao longo do tempo.

O consumo de proteínas no café da manhã também ajuda a reduzir a circunferência da cintura, aponta a SBAN. Um copo de leite, por exemplo, fornece 6 g de proteína, além de garantir uma boa oferta de cálcio, que fortalece os ossos e os dentes e também dá uma força no processo de emagrecimento.

“Estudos recentes têm demonstrado uma relação entre a ingestão de cálcio e a quantidade de gordura corporal”, aponta a SBAN. “Uma pesquisa que avaliou 1.459 adultos do Estado de São Paulo observou que os indivíduos que consumiam maior quantidade de cálcio possuíam um menor índice de massa corporal. Outro trabalho, realizado com adolescentes, verificou que o menor consumo de cálcio estava positivamente relacionado à ocorrência de obesidade e a um maior acúmulo de gordura abdominal.”

Fonte: http://leitefazseutipo.com.br/2017/12/12/leite-no-cafe-da-manha-ajuda-emagrecer/