Missão, visão e Valores: Entenda o que é e como defini-los

 

 

Neste conteúdo vamos explorar a ferramenta de gestão organizacional Missão, Visão e Valores, que constitui um dos mais significativos elementos para as definições estratégicas do negócio, seja ele micro, pequeno, médio ou grande.

 

Confira com a gente os principais conceitos e aspectos de Missão, Visão e Valores, exemplos de organizações que construíram sua base estrutural, a partir da ferramenta e as principais dúvidas quanto ao tema que faz parte do dia a dia de qualquer empresa que queira ter sucesso nos negócios.

O que é Missão, Visão e Valores?

Missão, Visão e Valores são as partes de uma das mais importantes ferramentas de gestão que as empresas podem usar para definir a sua estratégia de negócio.

 

É a partir da MVV que as empresas alinham seu propósito e promovem a reflexão sobre o presente e futuro do empreendimento.

Qual a importância da Missão, Visão e Valores?

Missão, Visão e Valores são a base de qualquer cultura organizacional.

 

Com o passar do tempo, os conceitos foram incorporados ao dia a dia das organizações de todos os portes e atualmente, se tornaram decisivos para o engajamento dos empregados e líderes, elaboração de planejamento estratégico e alinhamento de comportamentos de atitudes da rotina e tomada de decisão da empresa.

 

Para as micro e pequenas empresas, a MVV oportuniza um diferencial competitivo através da organização e compartilhamento daquilo que é vital no fit cultural entre empreendimento e seus stakeholders.

 

 

O que é Missão?

A missão de uma empresa é aquilo que ela determina como a razão de ser do seu negócio, a sua entrega ao cliente.

Como a empresa é um ser vivo e mutável, a missão pode ser revista ao longo do tempo, se adequando às novas necessidades do mercado.

 

É fundamental que todos os integrantes da organização saibam qual o seu propósito (missão) para que, nas suas funções do dia a dia, tomem decisões adequadas a ele e promovam a entrega correta ao cliente e demais stakeholders.

 

 

Como definir a missão?

Para definir a missão é necessário saber para que ela existe. Se a empresa ainda não existe, ela é uma ideia que está na cabeça do empreendedor.

 

Se ela já existe, os elementos para a construção da missão já estão postos e precisam ser identificados e descritos.

 

A missão estabelece a estratégia de crescimento, os objetivos, metas e indicadores do negócio.

 

Uma excelente definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o cliente.

 

De acordo com o Sebrae, “uma empresa deve existir não para produzir o produto ou prestar o serviço que consta em seu contrato (ou estatuto) social, mas sim, para levar o benefício (do produto ou serviço) ao seu público-alvo”.

Do ponto de vista inspiracional, uma boa missão deve propor desafios a todos da organização e alimentar o engajamento à empresa.

 

Líderes focados, empregados e parceiros engajados nas entregas aos clientes são o primeiro passo para uma empresa de sucesso.

 

Outro ponto importante é que a missão não seja rebuscada. Ela precisa ser clara, limpa e simples, traduzindo em poucas palavras o sentido e propósito da organização e, se possível, deve ser construída a partir do coletivo.

 

Muitas vezes trazer o grupo para este alinhamento pode ser muito benéfico porque o sentido de pertencimento aflora em todos.

Quando a construção é coletiva, os participantes sentem-se responsáveis pelo processo, estabelecendo uma relação de autoria e orgulho em relação à missão.

 

Aspectos importantes para a definição da missão

Não existe receita de bolo, mas alguns aspectos devem ser levados em conta no processo de definição da missão.

 

Veja quais fazem sentido ao seu negócio, estabeleça os parâmetros e parta para o papel – de preferência com o seu time ou parceiros.

  1. Defina o principal benefício que sua empresa entrega ao cliente
  2. Defina qual é o diferencial competitivo que o torna diferente da concorrência.
  3. Defina se há algo especial que deve estar na missão.
  4. Elabore uma frase curta que representa os aspectos definidos de maneira clara e objetiva.
  5. Apresente e valide com todos os participantes e interessados. Ela tem que fazer sentido para eles.
  6. Divulgue e tenha sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia.

 

 

Exemplos de missões inspiradoras

Algumas missões podem ser muito inspiradoras e servir de exemplo para a construção da sua missão, mas é muito importante lembrar que cada missão é única e deve ser o espelho do propósito da sua organização.

Conheça alguns exemplos e se inspire, mas no momento da construção da sua missão, lembre-se: é papel em branco e mãos à obra.

1.Google

A missão da Google é “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.

2.Microsoft

“Na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial. Esta é a nossa missão. Tudo o que fazemos reflete-se nesta missão e nos valores que a tornam possível.”

3.McDonald’s

“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.

4.Avon

“Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo”.

5.Fiat

“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”.

O que é Visão?

A visão de uma empresa é onde ele quer chegar em um determinado tempo.

 

É importante ter a visão sempre no horizonte, pois as ações presentes devem estar alinhadas com onde se quer chegar.

 

Ter visão do seu negócio estabelece os parâmetros para a tomada de decisão, para os investimentos e principalmente para a estratégia de negócio que levará a visão.

 

Assim como a missão, a visão está alicerçada em um ecossistema em constante mudança e ela deve ser vista sempre que necessário.

 

Em alguns cenários a visão se torna obsoleta em pouco tempo, de acordo com a dinâmica do mercado, em função de novas tecnologias ou processos.

 

Em outros cenários, a visão se torna inalcançável no tempo estipulado no planejamento, o que pode desestimular tanto os empreendedores quanto seus empregados.

 

Dessa forma é fundamental que além de estar na ponta da língua de todos, a visão seja um norteador de ações que estimulem o negócio ao crescimento e não um balde de água fria, sem perspectiva de alcance.

 

Como definir a visão?

Com a missão definida, o segundo passo para estabelecer a cultura da empresa é estabelecer até onde vai a sua visão.

É o horizonte que se enxerga e a partir de ações concretas será incansavelmente buscado.

 

Para ter uma visão séria e concreta é preciso estabelecer indicadores e metas de curto, médio e longo prazo.

 

Na maioria das visões não estão estipulados prazos e valores a serem alcançados e isto se dá em função do mercado, concorrência e, no caso de empresas abertas, para não prometer entregas de longo prazo que não dependem apenas do ambiente interno da organização.

 

Assim como a missão, a visão é combustível para a busca do resultado.

 

Estabelecer onde se quer chegar e estipular tempos para isso é o melhor caminho pois remete às pessoas a realizarem ações integradas e possíveis para o atingimento.

 

 

Aspectos importantes para a definição da visão

No caso da definição da visão, é importante estabelecer o sonho, do sonho passar para o plano e no plano estruturar o como chegaremos lá, em que condições e com quais passos.

 

Pra ser bem sucedido nessa definição você precisa:

  1. Definir um horizonte de planejamento, normalmente de 3 ou 5 anos. Escreva como você gostaria que sua empresa estivesse no final desse período.
  2. Descreva, com base na sua primeira resposta, quais indicadores e metas mensuráveis que devem ser atingidas ao longo do período de tempo estabelecido
  3. Crie um documento em que fique claro quais objetivo(s) que a empresa irá atingir durante o período. Se possível, identifique os pontos de corte e objetivos intermediários.
  4. Apresente e valide com todos os participantes e interessados. Ela tem que fazer sentido para eles.
  5. Divulgue e tenha sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia.

 

 

Exemplos de visões inspiradoras

Ainda mais claro que no caso da missão, cada empresa tem a sua visão.

Negócios diferentes, metas e objetivos diferentes, levam a visões diferentes.

 

Conheça algumas visões importantes que podem te inspirar, mas foque na sua visão, de acordo com o seu sonho e possibilidades reais de atingimento.

 

1.Apple

“Mudar o mundo através da tecnologia”.

2. Cacau Show

“Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental”.

3. Nike

“Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas”.

4. Samsung

“Manter a 1ª posição no mundo na mesma linha de negócios”.

5. Nubank

“Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade”.

 

 

O que são os Valores?

Os valores são o DNA da organização.

 

São os ideais de atitude, comportamento e busca de resultados comuns aos empregados, líderes e acionistas nas relações com clientes, fornecedores, comunidade, parceiros e governos.

É a partir dos valores que as organizações se definem e alimentam a sua estratégia através das pessoas.

 

No momento de aquisição de talentos, por exemplo, é extremamente importante que os recrutadores identifiquem o fit cultural e valores comuns entre os candidatos e a empresa.

 

Dessa forma a integração será mais fácil e rápida.

 

Um pouco diferente da missão e visão, os valores são mais perenes.

 

Pode-se agregar valores novos ou excluir algum que não identifique mais o DNA da organização, mas como estão relacionados a atitudes e comportamentos, é necessário entender que este movimento normalmente é lento e orgânico para que não se promova uma mudança não natural na empresa.

 

 

Como definir os valores?

Como falamos acima, os valores compõem o DNA da organização.

 

São comportamentos e atitudes em relação a todos os aspectos e relações que, estabelecidos, devem ser seguidos por todos na empresa.

 

Normalmente as pessoas já entram na organização com valores alinhados e os usam como balizadores das pequenas e grandes tomadas de decisão.

 

Por serem vitais para o alinhamento interno e ao externo, os valores servem de parâmetro desde os processos seletivos até as definições que envolvem questões rotineiras ou éticas.

É de vital importância para a reputação e consequente sucesso do empreendimento que líderes, empregados, parceiros e fornecedores estejam alinhados e comunguem dos valores da organização.

 

No médio e longo prazo este alinhamento leva segurança aos clientes e ajuda a estabelecer a relação de confiança necessária em todos os negócios.

 

 

Aspectos importantes para a definição dos valores

Os valores precisam ser definidos ou identificados a partir de uma base comum que está no DNA (invisível) da empresa.

 

Normalmente são palavras chave ou expressões que definem comportamentos alinhados e atitudes que todos tem em comum e querem que a organização demonstre externamente e para o público interno.

 

Para estabelecer os seus valores considere:

  1. Quais atitudes e comportamentos a sua empresa gostaria de ser lembrada, caso fosse uma pessoa?
  2. Da mesma forma, por quais atitudes e comportamentos ela gostaria de ser admirada?
  3. A partir das duas listas acima quais destas atitudes e comportamentos fazem sentido como valores para serem incorporados no DNA da sua empresa?
  4. Coloque todos os valores no papel. No primeiro momento, apenas a palavra ou expressão chave.
  5. identifique quais comportamentos e atitudes observáveis representam os seus valores.
  6. Apresente e valide com todos os participantes e interessados. A relação precisa fazer sentido para eles.
  7. Compartilhe e use como livro mestre para tomada de decisão no dia a dia e nas questões estratégicas.

 

 

Exemplos de valores

Aqui não vamos citar empresas, mas sim redações de valores que podem te ajudar na identificação daqueles que fazem sentido para sua empresa.

Como no caso da missão e visão, são apenas exemplos para se inspirar.

 

Lembre-se que cada caso é um caso e cada DNA é um DNA.

  • Transparência
  • Criatividade
  • Equilíbrio
  • Sustentabilidade
  • Inovação
  • O cliente no controle
  • Ética
  • Responsabilidade social
  • Democratização da informação
  • Personalização

Missão, visão e valores da Contabilizei

A Contabilizei, maior escritório de contabilidade do Brasil com mais de 30 mil clientes e 500 guardiões (como chamamos nossos empregados) têm sua missão, visão e valores desde a sua fundação em 2007.

 

Líder em abertura de empresas e serviço de contabilidade no país,  segue, todos os dias, o seu propósito de democratizar a contabilidade no Brasil, com preços justos, segurança e atendimento personalizado aos nossos clientes.

 

Confira a missão, visão e valores da Contabilizei e se inspire para fazer do seu negócio um grande sucesso, com ética e propósito.

1. Nossa visão

Democratizar a contabilidade do Brasil

2. Nossa Missão

“Nossa missão é dar ao empreendedor a possibilidade de construir o próprio sucesso, e fazemos isso desburocratizando e transformando as formas de fazer Contabilidade no Brasil. Somos o PRIMEIRO e MAIOR escritório de Contabilidade Digital do País, e trabalhamos em prol do nosso cliente sempre. O sucesso do empresário é o nosso sucesso.”

3. Nossos valores

  • Agimos com propósito
  • Entregamos resultados com excelência
  • Construímos juntos
  • Trabalhamos com simplicidade
  • Estamos 1% melhores todos os dias
  • Somos verdadeiros

Por: Michele Heemann, Psicóloga formada pela PUCRS com MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Transformação Digital pela PUCRS, bem como especializações em Gestão Estratégica pela ESPM e Certificação Internacional em Metodologia 6Ds. Possui 19 anos de experiência em Recursos Humanos, Consultoria empresarial e Coaching. Na Contabilizei, atua como Diretora de Pessoa e Cultura.

Fonte: Rede Jornal Contábil

Link: https://bit.ly/3aTI0kd

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