O uso da abordagem multi-obstáculos na conservação de alimentos
Assim como as tecnologias, as bactérias deteriorantes e patogênicas estão em constante evolução. Por isso, manipuladores e fabricantes de alimentos devem buscar sempre a melhor forma de proteger seus produtos.
Como forma de proteção para os alimentos os primeiros métodos de conservação existem desde o início da civilização humana. Como por exemplo em processos de cura com uso de sal em peixes e carnes na Grécia Antiga. E também no uso de sódio em alimentos enlatados na Revolução Indústrial.
-
O uso de açúcar e sódio
Por diminuir a atividade de água dos alimentos e consequentemente inibir o crescimento microbiano o açúcar e sódio são muito usados para a conservação de alimentos. Nos dias atuais os consumidores estão buscando cada vez mais reduzir a ingestão de açúcar e sódio. Isso faz com que seja necessário um equilíbrio no uso dessas substâncias como método de preservação. Por esse motivo tem-se usado o sistema multi-obstáculos.
-
O sistema de proteção multi-obstáculos
De acordo com artigo publicado no site Wenda Ingredients, o sistema de proteção antimicrobiana multi-obstáculos visa usar mais de uma barreira para garantir a segurança dos alimentos. O uso de apenas uma solução para inibir o crescimento de patógenos ou deteriorados pode gerar consequências indesejáveis ou até mesmo causar riscos à saúde do consumidor.
Por oferecer uma proteção que consegue atender diversas demandas, o uso de ácido acético e de bacteriocinas peptídicas tem se tornado comum no processamento de alimentos.
O ácido acético é o ácido orgânico mais utilizado, porém possui limitações por causar acidificação ao alimento. A presença de antimicrobianos e nitrito no ácido ascórbico faz com que ele também seja muito usado.
De acordo com pesquisas fontes naturais de nitrito podem inibir o crescimento de Clostridium perfringens. Além deles, o ácido propiônico natural é um grande aliado para proteção contra fungos e leveduras.
Desse modo, o uso da abordagem multi-obstáculos na conservação de alimentos como antimicrobianos naturais aliados a outros processos físicos ou térmicos possui vantagens por oferecer segurança aos alimentos sem causar riscos à saúde dos consumidores.
Clique aqui para ver a notícia completa!
Fonte da imagem: Freepik