Perguntas e respostas FSSC e o COVID-19

Por: Keli de Lima – BRQuality

 

O FSSC está em consonância com o GFSI e disponibilizou em seu site, uma relação de perguntas e respostas sobre as principais dúvidas relacionadas a manutenção dos certificados durante a pandemia do Covid-19, estas perguntas e respostas são atualizadas de acordo com as novas determinações do GFSI, com a mudança do cenário da pandemia e com determinações específicas do FSSC e portanto, é importante que, as empresas que possuem certificação FSSC acompanhem o site oficial.

 

Q1 – O surto do novo coronavírus (COVID-19) afeta o status de certificação das organizações devido a restrições de auditoria?

Não. A atual epidemia do COVID-19 pode afetar a capacidade dos organismos de certificação (CB) de concluir as auditorias programadas. No entanto, a segurança das pessoas que realizam auditorias é a principal prioridade, conforme determinado pelos regulamentos governamentais, pela indústria e pelas políticas do próprio CB. A Fundação FSSC 22000 decidiu conceder uma exceção no caso do Coronavírus, onde isso impede os OCs (Organismos de Certificação) de viajarem para organizações nas áreas / países afetados. Por esse motivo, foi emitida orientação para os OCs sobre como gerenciar auditorias adiadas que não afetam o status da certificação nos próximos 6 meses.

 

Q2 – É permitido o uso de auditoria remota para manter a validade das certificações FSSC 22000 durante a crise do COVID-19?

Não. No caso em que o certificado expira, é permitida uma extensão de validade de até 6 meses após uma avaliação de risco documentada pelo Organismos de Certificação.

Observação BRQuality: esta avaliação de risco será realizada, conforme a orientação do GFSI, seguindo o IAF ID3: 2011, “Gerenciamento de eventos extraordinários ou circunstâncias que afetam organizações certificadas”.

 

Q3 – O vírus Corona pode representar um risco à segurança dos alimentos?

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) afirmou em 09 de março de 2020 que não há nenhuma evidência para assumir que o alimento é uma fonte provável ou via de transmissão do vírus.

https://www.efsa.europa.eu/en/news/coronavirus-no-evidence-food-source-or-transmission-route

 

Q4 – A segurança dos alimentos está em risco devido a auditorias que não podem mais ser realizadas?

Não. Porque a segurança dos auditores e do pessoal da industria é de primordial importância, portanto, as auditorias no local são adiadas para o final deste ano. Em vez disso, os OCs realizam avaliações de risco nas organizações certificadas nesse meio tempo, para garantir a conformidade contínua com os requisitos do esquema FSSC 22000.

 

Q5 – Como o FSSC continua a garantir a conformidade das organizações certificadas com os requisitos do esquema?

Para manter a integridade dos certificados FSSC 22000 emitidos por nossos OCs licenciados, a Fundação está em contato próximo com seus parceiros, como os OCs do setor e os Organismos de Acreditação (ABs). O FSSC 22000 monitora a situação global diariamente e define as ações a serem tomadas. Neste momento, desenvolvemos diretrizes e requisitos a serem seguidos por nossos parceiros da CB e da AB. Além disso, conduzirá análises adicionais das avaliações de risco e avaliações remotas realizadas por nossos OCs, enquanto ações adicionais serão desenvolvidas quando necessário.

 

Considerações finais:

Os requisitos de CB em relação ao novo coronavírus são aplicáveis quando:
a) a organização certificada esteja situada em uma área com casos conhecidos de Corona;
b) a organização certificada esteja em uma área afetada por restrições governamentais e / ou proibições oficiais de viagem;
c) a política da empresa da organização certificada está proibindo temporariamente os visitantes devido ao COVID-19 e não permitindo auditores em suas instalações;
d) a política corporativa dos OCs está proibindo a viagem de auditores.

 

Referência: https://www.fssc22000.com/news/position-in-relation-to-novel-coronavirus-covid-19-pandemic/