Qual o papel do consumidor na segurança de alimentos?

papel do consumidor

Equipe MOOVA e Keli Lima

Você é um consumidor consciente? Higiene, qualidade e confiabilidade dos produtos são alguns dos muitos aspectos de grande importância quando estamos falando sobre segurança de alimentos. Antes subestimadas pelo consumidor, hoje tais características estão cada vez mais relacionadas às decisões de compra.

Atualmente, os consumidores se preocupam em saber tanto de onde vêm os alimentos que consomem quanto como são produzidos.

Qual o papel do consumidor em meio a essas mudanças?

As boas práticas de fabricação para garantir a segurança dos alimentos são ações que todos devem seguir, desde a produção primária até o consumidor final, já que as consequências podem ser desde pequenas alergias até doenças graves.

Em casos de intoxicação, alguns dos sintomas apresentados são diarreia, vômito e febre. Em ocorrências mais graves, a intoxicação pode levar à desidratação, além disso, existem algumas contaminações que podem levar a morte ou a doenças crônicas.

O consumidor tem se tornado cada vez mais consciente sobre os riscos associados ao consumo de alimentos inseguros e é sim uma tendência que nos tornemos mais exigentes em relação às nossas escolhas por empresas que demonstrem ativamente sua preocupação com a segurança dos alimentos produzidos.

De olho na validade

Todo mundo já se deparou com um produto vencido alguma vez na vida, mas o que você fez sobre isso? Jogou fora? Consumiu? Ou reclamou no estabelecimento? 

Para definir o prazo de validade dos alimentos, as indústrias fazem um estudo e este prazo é definido de forma a garantir que o alimento mantém até o último dia da validade suas características nutricionais e de segurança, desde que cumprida as condições de armazenamento dos mesmos, assim, ao optar por consumir um alimento vencido, o consumidor é responsável por esta escolha! 

Tome sempre cuidado com a validade ao comprar e com a validade após abrir o alimento.

Confira o Guia para determinação dos prazos de validade. 

Condições de armazenamento

É comum ver estabelecimentos em que os protocolos de conservação de alguns produtos são deixados de lado, por isso, ao ver alimentos em condições indevidas de armazenamento, o consumidor deve alertar o dono e fazer denúncias aos agentes de fiscalização. 

Fique atento a demonstrações de que o sistema de refrigeração foi desligado ou onde a temperatura do local de armazenamento está superior a temperatura indicada pelo fabricante na rotulagem dos alimentos.

E você, enquanto consumidor, tome cuidado na hora de efetuar compras de alimentos congelados ou refrigerados, eles estão sob refrigeração para manter sua segurança, então, não fique com refrigeradores e freezers abertos, confira se você os fechou adequadamente após retirar o produto para compra e nunca, deixe produtos que devem permanecer sob refrigeração em locais impróprios como: caixa, prateleiras, etc.

Se você desistiu da compra, volte com o produto para o local apropriado imediatamente.

Em casa, atente para a forma de armazenamento indicada no rótulo! 

Em restaurantes, certifique-se que os alimentos, quando expostos para consumo, estão mantidos em condição de temperatura e apresentação adequados! Alimento refrigerado, deve ser mantido em balcão refrigerado e pratos quentes devem ser mantidos em balcões aquecidos! Não consuma alimentos que não estão armazenados desta forma!

Embalagem comprometida 

Alimentos com embalagens comprometidas podem ter sido submetidos ao contato com microrganismos prejudiciais à saúde, além de contaminantes químicos e físicos. Portanto, a embalagem não deve estar rompidas ou amassadas, e nunca compre alimentos com embalagem estufada, enferrujada, aberta ou com outro tipo de defeito. 

O papel da Anvisa 

A Anvisa tem a função de desenvolver normas e regras obrigatórias a serem seguidas pelos estabelecimentos que comercializam alimentos prontos para o consumo.

Além disso, é responsável por fiscalizar locais que produzem, transportam e comercializam alimentos, com o objetivo de promover a boa prática nessa manipulação e produção. Dessa forma, a agência busca minimizar ou aniquilar os potenciais riscos que esses produtos e serviços possam causar ao consumidor.

Quando falamos de indústrias, este controle para garantir a Segurança dos alimentos fabricados é também dividido com o Ministério da Agricultura, onde, produtos de origem animal e vegetal são fiscalizados pelo MAPA.

Portanto, dê preferência sempre para compra de alimentos que trazem em sua embalagem o registro, do MAPA ou da ANVISA, lembrando que existem diferentes registros: municipais, estaduais, federais e alguns selos específicos como o Selo Arte do MAPA.

O consumidor e a Pandemia

Desde o início da pandemia fomos alertados sobre os cuidados necessários para o controle da propagação do vírus, e passamos a entender a importância da microbiologia.

Na segurança de alimentos os cuidados sempre foram necessários para produção de alimentos que não trouxessem danos aos consumidores. 

Portanto, o consumidor deve estar atento às normas sanitárias básicas para evitar o consumo de alimentos contaminados. Especialmente em locais comuns de consumo como restaurantes, praças de alimentação, bares e lanchonetes. 

Na visão atual do consumidor, o conceito de qualidade de um alimento engloba não só as características de sabor, aroma, aparência e padronização, mas também a preocupação em adquirir produtos que não causem danos à saúde.

Em conclusão: ao ver situações em que as boas práticas na manipulação de alimentos não estão sendo cumpridas  ou que consumidor foi submetido a uma situação de risco, denuncie e avise aos órgãos especializados para evitar uma maior contaminação, faça o seu papel de consumidor consciente.

Clique no banner para saber mais sobre a percepção do consumidor sobre a Segurança dos alimentos.

 

Search

Artigos Relacionadas

Exemplos de APPCC para Carnes

Por: Keli Lima Neves Em todos os meus treinamentos sobre APPCC, sempre deixo claro que não há uma receita para construção do Sistema de APPCC.

Agenda ANVISA 2024-2025

Por: Keli Lima Neves Para você se preparar com os temas que serão trabalhados pela ANVISA em 2024 e que podem trazer alterações nas práticas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.