Você sabe a diferença de exatidão e precisão?

 

Se consultarmos o dicionário, provavelmente encontraremos os termos “precisão” e “exatidão” como sinônimos. Em geral, essas duas palavras são usadas para a mesma finalidade e, de fato, isso está correto. No entanto, quando falamos em pesagem, o entendimento do INMETRO sobre “precisão” e “exatidão” é aplicado em situações diferentes. Esse conceito faz parte de um vocabulário desenvolvido pelo INMETRO para ser uma “referência comum” para engenheiros, técnicos, cientistas, agências reguladoras etc.

 

Precisão

Uma balança está precisa quando repete o resultado das medições de um mesmo objeto. Não importa se o resultado está correto. O que vale é fornecer valores iguais. Então, a precisão está ligada ao conceito de repetibilidade, ou seja, se a balança repete o resultado, ele está precisa.

Exemplo: se você pesa 70 kg e, ao se pesar, obtém três leituras do seu peso (73 kg, 73 kg, 73 kg). Pode-se afirmar que a balança está precisa. O seu peso está errado, mas o valor lido nas três vezes estavam iguais.

Exatidão

Uma balança está exata quando fornece o valor correto do objeto medido.

Exemplo: você coloca sobre a plataforma da balança um “peso-padrão” de 20kg que está certificado pelo Inmetro, Ipem ou Laboratório de Massa da Toledo do Brasil. Se a balança indicar os mesmos 20 kg, ela possui exatidão. Se você colocar estes mesmos 20 kg várias vezes e a balança indicar sempre os 20kg ou algo muito próximo deste valor ela está exata e precisa.

Para exemplificar temos:

 

Fonte: Toledo do Brasil

Link: https://www.toledobrasil.com/blog/precisao-x-exatidao-qual-a-diferenca

Search

Artigos Relacionadas

Exemplos de APPCC para Carnes

Por: Keli Lima Neves Em todos os meus treinamentos sobre APPCC, sempre deixo claro que não há uma receita para construção do Sistema de APPCC.

Agenda ANVISA 2024-2025

Por: Keli Lima Neves Para você se preparar com os temas que serão trabalhados pela ANVISA em 2024 e que podem trazer alterações nas práticas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.