Você sabe o que significam as siglas B2B, B2C, B2G e outras tantas que existem no mercado?

Por: Keli de Lima Neves

 

Estas siglas são importantes, pois definem o modelo de negocio das empresas e são basicamente 7 possibilidades:

– B2B (Business to Business, ou Empresas para Empresa), onde as transações comerciais acontecem entre empresas, como por exemplo, no mercado de ingredientes ou montadoras de veículos;

– B2C (Business to Consumer, ou Empresa para o Consumidor), neste modelo a empresa fornece diretamente ao consumidor sem intermediários;

– B2G (Business to Government, ou Empresa para o Governo), este termo descreve a relação comercial entre empresas e quaisquer entes do governo (federal, estadual ou municipal). Em geral tais transações ocorrem através de licitações públicas;

– B2E (Business to Employee, ou Empresa para o Colaborador), neste caso são empresas onde seus produtos são consumidos pelos colaboradores como benefícios, como por exemplo, uma instituição de ensino que fornece bolsas da própria instituição ou uma indústria de cosméticos que disponibiliza seus produtos aos funcionários;

– B2B2C (Business to Business to Consumer, ou Empresa para Empresa para o Consumidor), esta sopa de letras explica o modelo que mais cresceu durante a pandemia: os marketplaces. Neste formato, a empresa que interage com os consumidores não é fabricante, nem representante dos produtos ou serviços transacionados;

– C2C (Consumer to Consumer, Consumidor para Consumidor), outro modelo de negócio que ganhou destaque desde o início da pandemia são as transações entre dois ou mais consumidores, sem que haja uma empresa presente. Há casos também, onde o intermediador é uma empresa, como os sites de leilão ou autointitulados de desapego;

– D2C (Directto Consumer, ou Direto para o Consumidor), por último, mas não menos importante temos as vendas diretas da origem ao consumidor, sem representantes ou distribuidores. Como exemplos mais famosos neste momento temos a Tesla, cujos veículos, peças e acessórios são vendidos diretamente ao consumidor e a Nike, que pretende que o D2C se torne seu principal canal de vendas já em 2021.

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