Surtos graves de Campylobacter ligados a frango na Dinamarca

Surtos graves de Campylobacter ligados a frango na Dinamarca

Surtos graves de Campylobacter ligados a frango na Dinamarca

Dois surtos recentes e graves de Campylobacter jejuni, rastreados até a carne de frango produzida na Dinamarca, levantaram preocupações entre os cientistas sobre a eficácia das regulamentações atuais de segurança dos alimentos. Desse modo, os surtos ocorreram entre julho e novembro de 2025. Além disso, foram detectados através do programa de vigilância de sequenciamento de genoma completo (WGS) do país.

Sobre o surto

Diante disso, os dois surtos combinados resultaram em 119 pacientes notificados, com uma estimativa de 900 casos confirmados laboratorialmente, sendo que:

  • 45 pessoas foram hospitalizadas.
  • 16 pacientes desenvolveram bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea).

Pesquisadores, em estudo publicado no Eurosurveillance, confirmaram que os clones bacterianos correspondiam a isolados encontrados em carne de frango dinamarquesa. Assim, estabelecendo o produto como a fonte de ambos os surtos.

Com isso, a principal crítica dos cientistas é que a estrutura atual de prevenção e controle coloca a maior parte do ônus da redução do risco de Campylobacter sobre os consumidores, através de práticas seguras de manuseio de alimentos. 

Dessa forma, o caso sublinha a necessidade de uma revisão no quadro regulatório para garantir que as medidas de controle na produção sejam mais eficazes na redução da contaminação por Campylobacter antes que o produto chegue ao consumidor.

 

Fonte da notícia 

Fonte da imagem: Freepik.

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.