Recall de fórmula infantil da Nestlé na Europa
A Nestlé iniciou um recall de lotes de fórmula infantil em diversos países europeus devido à potencial contaminação pela bactéria Bacillus cereus. Diante disso, o problema foi detectado em um teste de automonitoramento na fábrica da Nestlé em Nunspeet, na Holanda, após a identificação da bactéria em uma área da linha de produção onde o lote afetado foi fabricado.
Detalhes do recall
O recall principal envolve a fórmula NAN Sensilac 1 de 800 gramas, com data de validade para outubro de 2027 e número de lote 53030346AB, afetando países como Finlândia e Dinamarca.
Além disso, outros países e produtos também foram incluídos no recolhimento, como:
- Suécia: Fórmulas NAN Sensitive 1 e NAN Pro 1 com lotes específicos e datas de validade em outubro de 2027 e abril de 2027, respectivamente.
- França: Guigoz Optipro Relais 1 de 800 gramas, vendido em diversas redes de supermercados e farmácias.
- Hungria: Fórmulas BEBA Optipro 1 e Lactogen Harmony 1 com lotes e datas de validade específicos.
- República Tcheca: BEBA Comfort 1 com lote 52850346AF.
- Polônia: NAN Optipro Plus 1 nas versões de 800 e 400 gramas.
Com isso, até o momento, autoridades não confirmaram nenhum caso de doença reportado em conexão com o recall. Ademais, a Nestlé orienta os consumidores a procurarem um profissional de saúde caso a criança apresente sintomas após o consumo do produto afetado.
Riscos do Bacillus cereus
O Bacillus cereus é conhecido por produzir toxinas que causam sintomas de vômito ou diarreia. Além disso, por ser um organismo formador de esporos, ele pode sobreviver em condições adversas, como altas temperaturas. Dessa forma, o período de incubação varia de 1 a 16 horas, e a doença geralmente dura entre 12 e 24 horas.
Fonte da imagem: Food Safety News.