Home office. O que fazer?

 

 

Desde que optei por ser PJ (pessoa jurídica), muitos amigos me perguntam como eu consigo trabalhar em casa. E, atualmente, tenho ouvido com mais frequência esta pergunta, principalmente das mães dos amigos do meu filho de 10 anos.

Bom, há 11 anos atrás, quando soube que estava grávida, logo após 1 mês de ter saído da Multinacional onde trabalhava, tive duas opções: ou ficava em cada “desempregrávida” esperando meu filho nascer para poder voltar ao mercado de trabalho ou virava empresária e aqueles 27,5% do IR nunca mais seriam descontados de mim!!!).

Tomei o caminho mais desafiador! Como sou oceanógrafa com Ph.D no Japão, auditora e tenho facilidade em transmitir informações, abri uma empresa de consultoria, treinamentos e auditoria de sistema de gestão qualidade, meio ambiente, riscos e saúde e segurança.

No início, ainda grávida, criei uma rotina diária para cumprir e não ficar entediada, desestimulada, solitária, arrumando casa e só engordando…

Claro, que esta rotina passa por melhoria contínua (expressão que usamos sempre em sistemas de gestão) à medida que a empresa cresce, clientes solicitam e meu filho exige (rs).

Então, hoje, em quarentena, estou tranquila e meu filho também. Nenhuma bronca/briga além das normais de mãe-filho, pois criei uma rotina para ele também, que cumprimos diariamente.

Segue, abaixo, algumas dicas que me ajudaram a manter a sanidade desta rotina de pessoa jurídica, com escritório e filho em casa. Espero que ajude a vocês!

 

1)     Criem uma rotina. E façam o possível para cumprí-la.

a)  “Acordem” para o trabalho. Façam como se vocês fossem, realmente, sair para trabalhar. Não fiquem de pijama o dia todo e nem parte do dia! (demorei para aprender isso!)

b) Tenham seu local de trabalho como um “espaço sagrado”. É dele que vocês tiram seu sustento.

c)  Façam pausas (curtas, ok?) como se estivessem no escritório. Vão tomar café, conversem com alguém mesmo online, almocem sempre no mesmo horário (a louça vocês lavam quando chegarem em casa. Rs) e

d) por último, saiam do trabalho. Saiam mesmo! Voltem para casa!!!! Não acessem email, não façam ligações, não respondam mensagens na hora em que estiverem com sua família (só se for urgente MESMO!!!!) e lavem a louça do almoço.

 

2)     Sejam disciplinados ao cumprir sua rotina. O sofá e as series de TV tem um apelo gigantesco, quase hipnótico.

 

3)     Entrem em grupos de trabalho (que agreguem a vocês) mas desliguem as notificações de mensagens, elas são irritantes e criam uma ansiedade desnecessária. Sejam donos do seu tempo.

 

4)     Façam amigos virtuais. É a tendência mundial e assim vocês não ficarão ou se sentirão sozinhos. Tirem dúvidas ou peçam ajuda a seus colegas de trabalho virtuais. É maravilhoso.

 

5)     Façam cursos online mas não desprezem os presenciais pois assim vocês farão mais amigos e quem sabe vamos nos conhecer!

 

 

 

Por Ana Paula Xavier de Brito

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